Arts@CERN: ultrapassando as fronteiras da ciência através da arte

Todas as sextas, o ODI em Londres realiza o Friday Lunchtime Lectures, evento aberto ao público, gratuito, que reúne especialistas em open data. O primeiro Friday Lunchtime Lectures de julho apresentou o programa Arts@CERN, que une ciência e arte e funciona no maior laboratório de física do mundo, na Suíça. No acelerador de partículas do laboratório foi confirmada em 2012 a existência do Bóson de Higgs, elemento-chave da estrutura fundamental da matéria conhecida como a “Partícula de Deus”.

Ariane Koek, fundadora do Arts@CERN, explicou como funcionam as residências que levam o nome de “Collide”, com o intuito de promover “colisões” entre artistas e físicos que resultam em intervenções artísticas como base em estudos científicos. Os dados ultrapassam, assim, as fronteiras da ciência. Confira a íntegra da palestra neste link. Se quiser saber mais sobre os artistas que participaram do programa, acesse aqui.

O próximo evento será sobre uso de dados no combate à fome, no dia 8/7 (às 13h – horário de Londres – e 9h – horário de Brasília), com Simon Raper, estatístico da Coppelia Machine Learning and Analytics, e Andy Hamflett da AAM Associates. Para quem estiver em Londres, basta se inscrever no link. Quem não estiver, pode acompanhar pelo Twitter, inclusive mandando perguntas para os convidados.

 

 

Posted in ODIHQ News and tagged , , , , .