Todas as sextas, o ODI em Londres realiza o Friday Lunchtime Lectures, evento aberto ao público, gratuito, que reúne especialistas em open data. O primeiro Friday Lunchtime Lectures de julho apresentou o programa Arts@CERN, que une ciência e arte e funciona no maior laboratório de física do mundo, na Suíça. No acelerador de partículas do laboratório foi confirmada em 2012 a existência do Bóson de Higgs, elemento-chave da estrutura fundamental da matéria conhecida como a “Partícula de Deus”.
Ariane Koek, fundadora do Arts@CERN, explicou como funcionam as residências que levam o nome de “Collide”, com o intuito de promover “colisões” entre artistas e físicos que resultam em intervenções artísticas como base em estudos científicos. Os dados ultrapassam, assim, as fronteiras da ciência. Confira a íntegra da palestra neste link. Se quiser saber mais sobre os artistas que participaram do programa, acesse aqui.
O próximo evento será sobre uso de dados no combate à fome, no dia 8/7 (às 13h – horário de Londres – e 9h – horário de Brasília), com Simon Raper, estatístico da Coppelia Machine Learning and Analytics, e Andy Hamflett da AAM Associates. Para quem estiver em Londres, basta se inscrever no link. Quem não estiver, pode acompanhar pelo Twitter, inclusive mandando perguntas para os convidados.