Open Access Week: eventos de 24 a 30 de outubro em todo o mundo

De 24 a 30 de outubro acontece a 8ª edição da Semana Internacional do Acesso Aberto (Open Access Week). O movimento foi criado pela Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition (Sparc) em 2009 para sensibilizar a comunidade acadêmica e científica sobre os benefícios do acesso aberto ao conhecimento científico. Nesta semana, são realizados eventos por todo o mundo com este propósito. Confira mais informações no site da Open Access Week. 

O tema desta edição é “Open in Action” e incentiva a tomar passos concretos para dados abertos de pesquisa e a encorajar outros a fazerem o mesmo. Há um portal específico com ideias que podem ser tomadas por pesquisadores ou instituições. Confira algumas ferramentas que podem ser úteis:

  •  Sherpa-Romeo ou Dissem.in: por meio delas, o pesquisador pode determinar quais direitos tem para tornar trabalhos já publicados acessíveis (aproximadamente 80% das editoras permite que autores deixem de algum modo parte de seus artigos acessíveis ao púbico), e o Directory of Open Access Repositories lista mais de 2.600 repositórios com acesso aberto.
  • Impactstory: permite que autores encontrem seu ranking (#OAscore) e veja ele melhorar na medida em que torna os artigos acessíveis em uma base de dados aberta.

Confira no vídeo abaixo o que é acesso aberto ou acesso livre:

Posted in Notícia and tagged , , , .