Você pode acompanhar online as Friday Lunchtime Lectures!

Sexta é dia de Friday Lunchtime Lectures no ODI em Londres! Toda semana, um especialista em dados dá uma palestra que é transmitida ao vivo online, sempre às 11h (horário de Brasília). Caso você não consiga assistir no dia do evento, os vídeos também ficam arquivados no YouTube.

Confira os temas das Friday Lunchtime Lectures de janeiro e fevereiro e agende-se para participar:

27 de janeiro
Tema | Abrir dados de propriedades beneficiárias pode ajudar a combater a corrupção?
Palestrante |  Zosia Sztykowski, coordenadora de projeto do OpenOwnership

Todos os anos, mais de bilhões de dólares em fundos ilícitos – frutos de crime, corrupção ou evasão fiscal – passam por companhias anônimas. Seus donos permanecem ocultos, escapando à responsabilidade e passando os custos de suas atividades ilícitas para as comunidades. Como os dados de propriedades beneficiárias podem ajudar a resolver esses problemas? Por que deveriam estar disponíveis como dados abertos? E quais são as lições aprendidas com o primeiro registro de dados aberto do Reino Unido sobre a propriedade beneficiária? Zosia Sztykowski, da OpenOwnership, responderá às perguntas e apresentará o OpenOwnership Register – uma plataforma para informações globais de propriedade beneficiária que está sendo desenvolvida pela OpenCorporates, Global Witness, Open Partnership, The B Team, The Web Foundation e Transparency International.

3 de fevereiro
Tema | Os altos e baixos do jornalismo de dados
Palestrante |  James Drury, editor-chefe do londonist.com (site sobre Londres)

Com acusações crescentes de “notícias falsas” e relações públicas altamente influentes, os dados estão se tornando mais amplamente usados em matérias para respaldar as informações com evidências que podem ser verificadas pelos leitores. Como o jornalismo de dados foi desenvolvido? Quais são os desafios e as oportunidades que os dados podem apresentar aos jornalistas? Quão fácil é para os jornalistas acessarem dados úteis e construir histórias a partir deles? O editor londrino James Drury irá explorar essas questões, usando exemplos da vida real do site Londonist.com e outros, e discutirá se o recurso de redação mais importante do futuro poderia ser o Excel.

24 de fevereiro
Tema | Os dados abertos na era da pós-verdade
Palestrante | Robert Palmer, diretor de parcerias e comunicação do Open Data Charter

O Open Data Charter é uma rede de organizações e governos comprometidos a contribuir para o uso dos dados para o bem público. Na era da pós-verdade, no qual não importam mais os especialistas e o populismo está em ascensão, como os que apoiam a abertura de dados no governo podem defender a importância da transparência? Pelo menos nos últimos dez anos tem crescido o apoio à idéia de que uma maior transparência do governo e uma política baseada em evidências melhorariam a vida dos cidadãos. Isso está agora sob ameaça. Em sua palestra, Robert Palmer vai explorar como a transparência e os movimentos de dados abertos podem trabalhar para defender os ganhos para os cidadãos até agora e a continuar a fazer com que nossas instituições nos entreguem os dados abertos.

 

Posted in Uncategorized and tagged , .