O caminho dos dados abertos na internet

Dados abertos devem ser acessíveis e estarem disponíveis de maneira estruturada, dentre outras características elencadas neste post. Mas na prática não é bem assim que acontece; muitas vezes não é fácil encontrá-los online. Separamos algumas dicas que podem auxiliar nesta tarefa:

Use o Google a seu favor
Ao digitar o que procura no Google, experimente colocar as extensões em que geralmente os dados abertos são salvos, como .XLS ou .XLSX (que são arquivos do Excel), .CSV (do inglês “Character-separated values” ou “valores separados por um delimitador”, que são também em formato estruturado, mas que não dependem de programas proprietários para serem manipulados), XML (linguagem de marcação semelhante ao HTML) ou .JSON (do inglês “JavaScript Object Notation”, que é um formato aberto usado como alternativa ao XML). Tente ainda buscar por imagens, pois nos resultados podem vir tabelas que vão te remeter à fonte dos dados.

Fique de olho nos apêndices
Muitas pesquisas ou relatórios têm apêndices nos quais são elencadas as fontes primárias dos dados. Pode ser um bom caminho para encontrar os dados abertos que você procura.

Faça uma lista de bases de dados – e visite-as eventualmente
Salve os sites que podem ser úteis para encontrar dados abertos em um bloco de notas,  em favoritos ou em serviços como Pocket. Listamos alguns brasileiros, em sua maioria com dados abertos:

Portal Brasileiro de Dados Abertos
É a ferramenta disponibilizada pelo governo para que todos possam encontrar e utilizar os dados e as informações públicas.

DataViva
É uma plataforma aberta de pesquisa, que permite ao usuário acessar mais de 1 bilhão de visualizações com dados socioeconômicos dos mais de 5 mil municípios brasileiros.

Painel de compras governamentais
Panorama de dados públicos e do comportamento licitatório da administração pública

Portal de Dados Abertos do Banco Central do Brasil
Dados do Banco Central do Brasil

Dados do Rio de Janeiro
Dados publicados pela Prefeitura do Rio de Janeiro

Dados Abertos Legislativos
Conjunto de dados sobre o Senado Federal

Dados abertos do orçamento do governo federal
Sistema de informações sobre orçamento público federal, que permite acesso amplo e facilitado aos dados do Sistema Integrado de Administração Financeira-SIAFI e a outras bases de dados sobre planos e orçamentos públicos.

Portal de convênios do governo federal
Dados sobre convênios do governo federal

Portal da Transparência
Dados detalhados sobre a execução orçamentária e financeira do governo federal

IBGE
Disponibiliza estatísticas e publicações.

MPRJ em Mapas
Aplicativo gratuito lançado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) que permite o acesso a banco de dados sobre o Estado do Rio de Janeiro, com informações sociais, institucionais e administrativas, relacionadas ao MPRJ.

Somos UFRJ
Portal sobre pesquisadores, especialidades e produção científica da UFRJ

Somos UNICAMP
Portal sobre pesquisadores, especialidades e produção científica da UNICAMP

Somos UFMG
Portal sobre pesquisadores, especialidades e produção científica da UFMG

 

Posted in Dados abertos and tagged , , .