Tim Berners-Lee, criador da web e co-fundador do ODI, recebe Turing Award

Sir Tim Berners-Lee, co-fundador do ODI e professor do Massachusetts Institute of Technology e da Universidade de Oxford, recebeu no dia 4 de abril o prêmio mais importante da ciência da computação, o Turing Awards. Ele foi escolhido pela Association for Computing Machinery (ACM), responsável pelo conhecido como “Prêmio Nobel da Computação”, por ter inventado a World Wide Web, o primeiro navegador da Web, e os protocolos e algoritmos fundamentais que permitiram que a Web tenha tido o alcance que tem hoje. “Sinto-me honrado em receber este prêmio. Os 28 anos desde a invenção da Web trouxeram uma mistura de delícias, desafios e oportunidades, e continuo empenhado em garantir que a web ofereça benefícios a todos, em todos os lugares”, disse Tim Berners-Lee.

Felicitando Sir Tim Berners-Lee, Jeni Tennison, CEO da ODI, disse: A World Wide Web é agora uma parte crucial de nossa vida e cultura. Muitos de nós agora dependem dela para se comunicar com a família e amigos, passando de A para B, e abrindo e compartilhando dados importantes para que ele possa ser amplamente utilizado pelas pessoas que precisam dele. Estamos muito satisfeitos por ver Sir Tim Berners-Lee ser reconhecido não só por sua invenção original, mas pelos esforços que ele fez desde então para tornar os benefícios da Web e os dados sobre ele disponíveis para todos”.

Central para a adoção universal da World Wide Web foi a decisão de Sir Tim Berners-Lee de desenvolvê-la como software aberto e livre de royalties. Ele lançou seu pacote de software libwww no início dos anos 90, concedendo os direitos a qualquer pessoa para estudar, mudar ou distribuir o software de qualquer maneira que escolherem. A popularidade do software de código aberto levou à evolução dos primeiros navegadores da Web, o que levou a web a ser o fenômeno global que é hoje.

Matéria originalmente publicada em inglês no blog do ODI.

Posted in Uncategorized and tagged , , , .